Saiba quais são os 3 primeiros passos para a compra da sua casa no Canadá!
Primeiro passo:
Você precisa estar financeiramente preparado para comprar uma casa, isto é, estar com um dinheiro disponível na sua conta bancária para o downpayment (que é o dinheiro de entrada), que geralmente varia de 5% a 15% do valor do imóvel.
Eu sei que parece obvio, mas investir em um imóvel é coisa séria, e o ideal é que você esteja com as suas contas em dia, além é claro, ter uma reserva de emergência caso ocorra algum imprevisto ou custos adicionais inesperados.
Existem duas regrinhas para saber se voce não vai ficar com a corda no pescoço:
- A primeira regra: é recomendado que os seus custos mensais de moradia não ultrapassassem 32% de sua renda bruta mensal. Esses custos são o valor da sua parcela mensal do mortgage, property-tax, a taxa de condomínio se houver, mais o aquecimento.
- A segunda regra: é que, a sua divida total, isso é (todos os custos com a moradia citados acima, mais as prestações do seu carro e cartões de crédito). Tudo isso não deve ultrapassar 40% de sua renda bruta mensal.
Lembrando que este seria o cenário ideal para você ser aprovado para um mortgage!
A partir do momento que a sua oferta para comprar um imóvel é aceita, você tem que ter o chamado “Upfront Costs”, que são: O valor do Downpayment, Home Inspection, que é a inspeção do seu imóvel, seguro, custos de advogado, impostos, moving costs, caminhão de mudança por exemplo, alguma reforma, e por fim, a análise dos documentos de condomínio se houver.
O segundo passo:
Encontre um Mortgage Broker!
Aqui no Canadá, para ser aprovado para um mortgage, é essencial que você conte com a ajuda de um especialista em mortgage. O profissional de mortgage poderá te ajudar, fazendo uma análise mais detalhada do seu perfil.
Com essa análise, é possível descobrir quanto a instituição financeira te emprestaria, e por qual taxa de juros, além é claro dos tipos de mortgage disponíveis. Tudo isso pode variar de acordo com a sua situação financeira, o seu credit score, além de alguns outros fatores.
O terceiro passo:
Encontrar um corretor de imóveis (Realtor) de confiança!
Após ser pré-aprovado para o mortgage, isso é, saber o quanto de dinheiro o banco te emprestaria, você pode começar a olhar os imóveis do seu interesse dentro deste valor.
E onde entra o papel do corretor de imóveis aqui no Canadá? O corretor irá trabalhar com você como um consultor, ele vai filtrar os imóveis de acordo com as suas necessidades, localização, tamanho, o bairro que melhor se adapta para você e a sua familia.
O corretor de imóveis vai te guiar e te ajudar em todo o processo de compra do seu imóvel, do início ao fim.
O corretor é responsável por toda a negociação, parte burocrática, além e fazer a ponte entre os profissionais de mortgage, e advogados por exemplo.
Alex Bombonato
Corretor de imóveis licenciado na província de Alberta, no Canadá.
A minha missão é ajudar os brasileiros a encontrar a casa dos sonhos.